terça-feira, 22 de maio de 2012

Por que Estudar Biologia?


Não é muito comum encontrar pessoas que não gostem de biologia, mas tem sempre alguém que pensa por que deve estudar esta matéria na escola, entretanto, estas mesmas pessoas não pensam que a biologia é muito importante para conhecer o ecossistema em que vivemos e também conhecer, entender o funcionamento do nosso próprio corpo e como ele é formado.
Em um mundo onde os problemas ambientais e seus efeitos futuros estão sendo cada vez mais discutidos e sentidos, a biologia é importante para que nós consigamos compreender porque tudo isto ocorre e quais as melhores formas de amenizar ou evitar o problema. Sendo assim importante para os estudos ecológicos, com ela podemos descobrir como que uma planta vive em determinado habitat e se ela conseguirá sobreviver as mudanças de temperatura que estão ocorrendo devido aos problemas causados pela poluição e como é possível ajuda-la a sobreviver da melhor forma, isso pode ser aplicado também no caso dos animais, como que eles estão conseguindo sobreviver em seu meio e se as mudanças no clima e os problemas que estão afetando as plantas também os estão afetando, podendo providenciar assim soluções para amenizar o problema.
BiologiaO estudo da biologia também nos ajuda a melhorar nossa qualidade de vida ao nos ajudar a compreender como nosso corpo funciona e as possíveis ameaças que podemos sofrer com doenças e outros problemas. Nesta matéria estudamos as doenças infectocontagiosas que podem atacar nosso organismo e os microorganismos responsáveis por estes problemas, nos informando como podemos ser infectados e quais os melhores tratamentos. Da mesma forma que nos instrui a respeito dos problemas que nosso organismo pode ter como problemas no coração ou pulmões, ensinando como cada órgão funciona e quais os problemas que eles podem ter ao longo do tempo, informando suas causas, agravantes e tratamentos ideais. A biologia também nos ajuda a compreender o sistema de dor, como ela funciona, nossas terminações nervosas e nosso cérebro.
Entender o nosso corpo e como ele funciona é muito importante, pois assim conseguimos entende-lo e conservá-lo da melhor forma. Aprendendo também como funciona o nosso sistema reprodutor, dúvida muito comum que aparece entre os jovens, acabando assim com os mitos e falsas informações que surgem ao longo da vida. A adolescência é um momento crucial para que a pessoa compreenda como funciona o seu corpo, pois é quando ela está se descobrindo e descobrindo o sexo oposto, dessa forma, conhecer bom como funcionam seus órgãos reprodutores e como ocorre a gravidez, ajudando também a evita-la. Os métodos contraceptivos também fazem parte do currículo escolar da Biologia, com isso os jovens se tornam mais conscientes e se protegem mais,  não só contra uma gravidez indesejada, mas também contra as doenças sexualmente transmissíveis.
A genética também é um tema que faz parte do currículo escolar da biologia, nos ajudando a compreender como nosso corpo e formado, se estamos propensos a desenvolver alguma doença genética e assim por diante.
Portanto, a biologia é o estudo da vida e nos ajuda a entender todas as manifestações dos seres vivos, inclusive nós mesmos, sendo assim muito importante para compreender o nosso corpo como um todo, suas funções e vulnerabilidades e tudo que está ao nosso redor, nosso ecossistema, os animais, insetos e tudo que é vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário