quarta-feira, 6 de junho de 2012

Reino Plantae


Reino Plantae
Características Gerais
O reino plantae é formado por todas as espécies de plantas. Ele abrange os seres eucariontes, pluricelulares, autotróficos, que executam a fotossíntese. 

            O organismo vegetal é constituído por células. A estrutura do organismo das plantas constitui os seguintes órgãos: a 
raiz, o caule, a folha, a flor, o fruto e a semente. 

            Os vegetais foram divididos em três grupos, de acordo com a sua complexidade: 

Vegetais inferiores: algas verdes, vermelhas e pardas. 

Vegetais intermediários: briófitas e pteridófitas. 

Vegetais superiores: gimnospermas e angiospermas.



Características do reino plantae
O Reino Plantae é um dos principais grupos em que se divide a vida na Terra. São, em geral, organismos autotróficos, cujas células incluem um ou mais organelos especializados na produção de material orgânico a partir de material inorgânico e da energia solar, os cloroplastos.
A classificação biológica mais moderna procura enfatizar as relações evolutivas entre os organismos: todas as espécies incluídas nesse grupo devem ter um antepassado comum.
Assim, pode-se definir-se da seguinte forma o Reino Viridaeplantae ("plantas verdes") ou apenas Plantae:
 “É um grupo monofilético de organismos eucarióticos que fotossintetizam usando as clorofilas a e b, armazenam os seus produtos fotossintéticos, tal como o amido dentro de cloroplastos, que são organelos com uma membrana dupla; as células destes organismos são revestidas duma parede celular feita de celulose".
Com esta definição, ficam fora do Reino Plantae as algas castanhas, as algas vermelhas e muitos seres autotróficos unicelulares ou coloniais, atualmente agrupados no Reino Proctista, assim como as bactérias e os fungos, que constituem os seus próprios reinos.

















O Reino Plantae abriga os vegetais: organismos eucariontes, multicelulares e autotróficos fotossintetizantes; e que apresentam alternância de gerações em seus ciclos de vida. 

Ao longo da história evolutiva, os vegetais adquiriram adaptações que permitiram com que conquistassem o ambiente terrestre, em todas as regiões da biosfera. Graças a este fato, muitos animais e outros organismos passaram a colonizar tais ambientes, em razão da farta oferta de alimento e outras vantagens que os vegetais puderam proporcionar. 

Em virtude dos avanços de estudos relacionados a aspectos de parentesco entre os organismos, o Reino Plantae tem sofrido modificações significativas, e diversas propostas têm sido feitas neste sentido. No entanto, até que as principais mudanças sejam formalmente adaptadas ao currículo escolar, no Ensino Fundamental e Médio,tradicionalmente, este grupo ainda é estudado baseado em quatro subgrupos: 

- Briófitas: possuem estruturas produtoras de gametas pouco aparentes e vasos condutores de seiva estão ausentes. Ex.: musgos. 

- Pteridófitas: possuem estruturas produtoras de gametas pouco aparentes e vasos condutores de seiva estão presentes. Ex.: samambaias. 

- Gimnospermas: possuem estruturas produtoras de gametas visíveis e desenvolvem sementes, mas não frutos. Ex.: pinheiros. 

- Angiospermas: possuem estruturas produtoras de gametas visíveis e desenvolvem sementes e frutos. Ex.: abacateiros. 













Trabalho realizado pelos alunos: José Carlos, Kamila, Renata e Jânio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário