terça-feira, 22 de maio de 2012



http://veja.abril.com.br


Como os pais podem ajudar
• Envolvendo-se na vida escolar do filho. Pergunte o que ele aprendeu e como isso pode ser importante na vida dele.
• Dê o exemplo. Leia livros, jornais, ouça música, veja filmes e espetáculos de qualidade.
• Mostre a seu filho que ele é capaz de solucionar problemas, em lugar de resolver por ele.
• Não pressione. Pai fiscal não funciona.
• Fique atento às datas de provas. Leve-as em conta na hora de programar viagens e atividades familiares.
• Seja tolerante com erros. Tente fazer com que seu filho aprenda com eles.
• Tire proveito do vínculo de seu filho com os amigos. Convide-os para assistir a um filme ou a um show que possa ser relacionado aos assuntos escolares.
• Antes de recorrer a aulas de reforço escolar, veja se o jovem é capaz de superar a deficiência sozinho.

DICAS


Dez dicas para melhorar nos estudos
1. Participe da aula, preste atenção, tome nota e não tenha vergonha de fazer perguntas.
2. Monte um plano de estudo, prevendo o que vai estudar ao longo da semana.
3. Faça as lições de casa no dia e deixe um tempo para revisar o que aprendeu na aula.
4. Estude no horário em que está mais atento e disposto. Não deixe para as horas em que tem sono ou está cansado.
5. Descubra qual técnica de memorização funciona para você: falar em voz alta, fazer resumos, montar esquemas, exercícios, dramatização ou estudar em grupo.
6. Procure outras referências sobre o assunto que está aprendendo para ampliar seus conhecimentos, como livros, revistas e filmes.
7. Aproxime-se de um professor, pesquisador ou profissional que domine o assunto de seu interesse.
8. Tenha o hábito de refazer os exercícios que errou nas provas e entenda por que errou.
9. Prepare na véspera a mochila da escola. Verifique os cadernos e livros de que vai precisar e se todas as lições estão feitas.
10. Reconheça seus pontos fortes e fracos, as áreas em que tem mais habilidade.



Por que Estudar Biologia?


Não é muito comum encontrar pessoas que não gostem de biologia, mas tem sempre alguém que pensa por que deve estudar esta matéria na escola, entretanto, estas mesmas pessoas não pensam que a biologia é muito importante para conhecer o ecossistema em que vivemos e também conhecer, entender o funcionamento do nosso próprio corpo e como ele é formado.
Em um mundo onde os problemas ambientais e seus efeitos futuros estão sendo cada vez mais discutidos e sentidos, a biologia é importante para que nós consigamos compreender porque tudo isto ocorre e quais as melhores formas de amenizar ou evitar o problema. Sendo assim importante para os estudos ecológicos, com ela podemos descobrir como que uma planta vive em determinado habitat e se ela conseguirá sobreviver as mudanças de temperatura que estão ocorrendo devido aos problemas causados pela poluição e como é possível ajuda-la a sobreviver da melhor forma, isso pode ser aplicado também no caso dos animais, como que eles estão conseguindo sobreviver em seu meio e se as mudanças no clima e os problemas que estão afetando as plantas também os estão afetando, podendo providenciar assim soluções para amenizar o problema.
BiologiaO estudo da biologia também nos ajuda a melhorar nossa qualidade de vida ao nos ajudar a compreender como nosso corpo funciona e as possíveis ameaças que podemos sofrer com doenças e outros problemas. Nesta matéria estudamos as doenças infectocontagiosas que podem atacar nosso organismo e os microorganismos responsáveis por estes problemas, nos informando como podemos ser infectados e quais os melhores tratamentos. Da mesma forma que nos instrui a respeito dos problemas que nosso organismo pode ter como problemas no coração ou pulmões, ensinando como cada órgão funciona e quais os problemas que eles podem ter ao longo do tempo, informando suas causas, agravantes e tratamentos ideais. A biologia também nos ajuda a compreender o sistema de dor, como ela funciona, nossas terminações nervosas e nosso cérebro.
Entender o nosso corpo e como ele funciona é muito importante, pois assim conseguimos entende-lo e conservá-lo da melhor forma. Aprendendo também como funciona o nosso sistema reprodutor, dúvida muito comum que aparece entre os jovens, acabando assim com os mitos e falsas informações que surgem ao longo da vida. A adolescência é um momento crucial para que a pessoa compreenda como funciona o seu corpo, pois é quando ela está se descobrindo e descobrindo o sexo oposto, dessa forma, conhecer bom como funcionam seus órgãos reprodutores e como ocorre a gravidez, ajudando também a evita-la. Os métodos contraceptivos também fazem parte do currículo escolar da Biologia, com isso os jovens se tornam mais conscientes e se protegem mais,  não só contra uma gravidez indesejada, mas também contra as doenças sexualmente transmissíveis.
A genética também é um tema que faz parte do currículo escolar da biologia, nos ajudando a compreender como nosso corpo e formado, se estamos propensos a desenvolver alguma doença genética e assim por diante.
Portanto, a biologia é o estudo da vida e nos ajuda a entender todas as manifestações dos seres vivos, inclusive nós mesmos, sendo assim muito importante para compreender o nosso corpo como um todo, suas funções e vulnerabilidades e tudo que está ao nosso redor, nosso ecossistema, os animais, insetos e tudo que é vivo.

Por que é importante estudar?


Por que é importante estudar?
Se você é pai ou mãe precisa ter uma resposta convincente a essa pergunta que um dia seu filho fará. Se você nunca foi de estudar muito, precisa passar para ele que há um lado positivo em estudar, que pode ser vantajoso para ele fazer isso em longo prazo. Convencer a criança ou o adolescente disso não é fácil, mas é importante que ele desenvolva a vontade de estudar ou pelo menos se esforce em aprender o que é ensinado na escola. Como convencer seu filho a estudar? Mostrando para ele o porque é importante fazer isso. Sim, se você mostrar a seu filho a necessidade de estudar ele com certeza desenvolverá um gosto pela coisa. Você pode fazer isso por atiçar nele o desejo de ter uma qualidade de vida boa, o que se consegue facilmente tendo um bom emprego. Procure explicar a seu filho que boas oportunidades de trabalho só aparecem para quem estuda, para quem aprende na escola. Se ele quiser ter algo de seu na vida com certeza irá investir em si mesmo por estudar. Mostre a ele que há grandes chances de ele conseguir um bom emprego e ganhar bem caso decida estudar. Quanto mais ele aprender, mais fácil será de encontrar um bom emprego e ter um bom salário, mesmo porque as pessoas terão um reconhecimento de que ele é um bom profissional. Cultive em seu filho o desejo de conseguir um bom emprego e boas oportunidades e com certeza ele terá mais interesse pelos estudos.

Os fungos e o meio ambiente


Assim como as bactérias, os fungos desempenham o papel de decompositores na natureza. Como já vimos, os decompositores são fundamentais na manutenção do equilíbrio natural dos ecossistemas: eles decompõem os cadáveres e os resíduos de seres vivos (como fezes e urina), absorvendo somente uma parte para a sua nutrição. O restante dos sais minerais resultantes da decomposição fica no ambiente.
Desse modo, os decompositores colaboram na reciclagem de materiais no solo e na água e exercem um papel essencial nas cadeias e teias alimentares.

Associação de algas e fungos
Alguns fungos vivem associados à algas ou à cianobactérias. Essa associação, o mutualismo, é vantajosa para ambos e recebe o nome de líquen.

Líquen na rocha

Importância econômica dos fungos
Cerca de duzentos tipos de cogumelos são usados na alimentação humana. Algumas espécies são largamente cultivadas, como é o caso do basidiomiceto Agaricus campestris; ascomicetos como aMorchella esculenta, depois de secos, constituem finíssima iguaria.


Agaricus campestris


Produção de pão
As leveduras são fungos microscópicos, utilizados desde a Antiguidade na preparação de alimentos e bebidas fermentadas. O levedo Saccharomyces cerevisiae, empregado na fabricação de pão e de bebidas alcoólicas fermenta açúcares para obter energia, liberando gás carbônico e álcool etílico. Na produção do pão é o gás carbônico que interessa; as bolhas microscópicas desse gás, eliminadas pelo levedo na massa, contribuem para tornar o pão leve e macio.

Produção de bebidas alcoólicas
A produção dos diferentes tipos de bebida alcoólica varia de acordo com o substrato fermentado, com o tipo de levedura utilizada e com as diferentes técnicas de fabricação. Por exemplo, a fermentação da cevada produz cerveja, enquanto a fermentação da uva produz vinho. Depois da fermentação, certas bebidas passam por processos de destilação, o que aumenta sua concentração em álcool. Exemplos de bebidas destiladas são a aguardente, ou pinga, obtida a partir de fermentado de cana-de-açúcar, o uísque, obtido de fermentados de cereais como a cevada e o centeio, e o saquê, obtido a partir de fermentados de arroz.

Produção de queijos
Certos fungos são empregados na produção de queijos, sendo responsáveis por seu sabor característico. Os fungos Penicillium roqueforti e Penicillium camemberti, por exemplo, são utilizados na fabricação de queijos tipos roquefort e camembert respectivamente.

Penicillium roqueforti (visto em microscópio eletrônico, colorido artificialmente)

Queijo Roqueforti


Fungos e produção de substâncias de uso farmacêutico
Foi do ascomiceto Penicillium chrysogenum que se extraiu originalmente a penicilina, um dos primeiros antibióticos a ser empregado com sucesso no combate a infecções causadas por bactérias.
Certos fungos produzem toxinas poderosas, que vêm sendo objeto da pesquisa farmacêutica. Muitos fungos produzem substâncias denominadas ciclopeptídios, capazes de inibir a síntese de RNA mensageiro nas células animais. Basta a ingestão de um único corpo de frutificação (cogumelo) do basidiomiceto Amanita phalloides, por exemplo, para causar a morte de uma pessoa. Um fungo muito estudado do ponto de vista farmacêutico foi o ascomiceto Claviceps purpurea, popularmente conhecido como ergotina. Foi dele que se extraiu originalmente o ácido lisérgico, ou LSD, substância alucinógena que ficou famosa na década de 1970.
A ergotina cresce sobre grãos de cereal, principalmente centeio e trigo. Cereais contaminados por ergotina causaram, no passado, intoxicações em massa, com muitas mortes. Desde o século XVI as parteiras já conheciam uma propriedade farmacêutica da ergotina: se ingerida em pequenas quantidades, acelerava as contrações uterinas durante o parto.
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A reprodução dos fungos


   Os fungos apresentam reprodução assexuada e sexuada.
  Os cogumelos-de-chapéu pertencem a um grupo de fungos chamado de basidiomicetos. Vamos considerar esse grupo para explicar de forma simplificada, como ocorre a reprodução dos fungos pluricelulares.
  Como vimos, o micélio é formado por um emaranhado de filamentos denominados hifas. Nos fungos terrestres, o micélio se desenvolve sobretudo subterraneamente. Mas hifas férteis organizam, geralmente no meio aéreo, uma estrutura chamada de corpo de frutificação. Essa estrutura contém um "chapéu" portador de vários esporângios. Cada esporângio é um estrutura produtora de unidades de reprodução chamadas esporos.
Uma vez produzidos nos esporângios, os esporos são limitados no ambiente, podendo se espalhar pela ação do vento, por exemplo; ao encontrar condições favoráveis, num certo local, os esporos germinam e originam hifas que formarão um novo fungo. O número de corpos de frutificação emitidos por um cogumelo-de-chapéu é variável, conforme a espécie. O micélio de um único cogumelo Agaricus bisporus, comestível e conhecido como champignon, é capaz de emitir, em média, de 80 a 100 "chapéus" no meio aéreo.

Como os fungos obtêm alimento
Os fungos não possuem clorofila, são heterótrofos, portanto não são capazes de produzir o seu próprio alimento. Eles podem ser decompositores, parasitas ou viver associados a outros seres, conforme você verá a seguir.
Decompositores
Os fungos, ao se alimentares, retiram dos restos de plantas e animais a matéria orgânica que é aproveitada pelo seu organismo. Ao fazer isso, eles decompõem, ou seja, apodrecem a matéria orgânica. Um tomate apodrecido, por exemplo, vai ficando "oco" a medida que a sua matéria vai sendo decomposta pelos fungos.
Parasitas
Os fungos parasitas vivem à custa de outros seres vivos, provocam doenças em plantas e animais. Nas plantas, algumas das doenças mais conhecidas são a "ferrugem" do café, do feijão e do trigo o "carvão" da cana-de-açúcar; e a "murcha" do algodão.
Os agricultores usam fungicidas para eliminar os fungos das plantas. Atualmente, é comum selecionar para o plantio plantas geneticamente resistentes aos fungos.
Os fungos são capazes de penetrar na camada de celulose que protege as plantas. Alguns destroem a substância responsável pelo enrijecimento do tronco e do caule das plantas.
Micoses - As doenças provocadas por fungos são conhecidas como micoses. Entre as que podem acometer o ser humano, podemos citar o "sapinho", comum na boca de bebês, e as frieiras nos pés. Há micoses que atacam órgãos internos, por exemplo, os pulmões, e podem provocar a morte do indivíduo.

Os fungos podem infectar a nossa pele e multiplicar-se causando as micoses. Para ocorrer essa multiplicação, são necessárias condições que favoreçam a ação dos fungos: a umidade e o calor, comuns nas virilhas, entre os dedos (principalmente os dos pés) e no couro cabeludo; dessas regiões os fungos podem espalhar-se por outras áreas do corpo.

Como evitar as micoses
  • Lavar-se com água e sabão, pois a higiene á a melhor maneira de prevenção.
  • Evitar calor e umidade em áreas de dobra de pele: enxugá-las bem após o banho; não ficar muito tempo com roupas de banho úmidas (maiô e calção, por exemplo).
  • Usar roupas leves e claras durante o verão.
  • Evitar o uso contínuo de tênis, calçados de borracha ou sapatos apertados.
  • Usar meias claras, limpas e bem secas.
  • Manter as unhas curtas e limpas.
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CONTEÚDO


Reino dos Fungos
Você já ouviu falar em mofos ou bolores?
Eles são formados pelos fungos que, em certas condições, crescem em paredes, na roupas, nos sapatos, no pão, nas frutas, nas verduras.
Você sabe o que são micoses?
São as doenças também causadas por fungos. As frieiras dos dedos dos pés e a monilíase ou "sapinho" são exemplo de micoses que ocorrem em seres humanos. Mas eles também causam doenças em outros animais e nas plantas, por exemplo, incluindo espécies cultivadas.
E quanto aos champignons, que são cogumelos comestíveis muito apreciados em certos pratos? Você já os experimentou?
A área da ciência que estuda os fungos é a micologia (do grego mikes: 'fungo'; logos: 'estudo').
Muita gente confunde fungo com as plantas. A ciência, no passado, também já os classificou assim. Porém, com o estudo das estruturas celulares, verificou-se que as células dos fungos são diferentes das células das plantas. A célula do fungo não possui clorofila, logo ela não tem a capacidade de fazer fotossíntese. As suascélulas têm paredes rígidas, mas que não são formadas por celulose, como acontece com as plantas. Nas células dos fungos existe quitina, uma substância também presente na casca de alguns animais, como os insetos.
Com características tão próprias, os fungos são classificados pela ciência em um reino específico.
Todos esses seres conhecidos como mofos, bolores, cogumelos ou leveduras, pertencem ao Reino dos fungos. Os fungos são seres vivos sem clorofila e podem ser unicelulares, as leveduras, utilizadas como fermento na fabricação de massas, ou pluricelulares, como os cogumelos.
Eles têm vida livre ou não, e são encontrados nos mais variados ambientes, sobretudo em lugares úmidos e ricos em matéria orgânica.
Os fungos pluricelulares geralmente apresentam hifas - filamentos que se entrelaçam formando uma rede denominada micélio.                                                               
As hifas, que formam a maioria dos fungos pluricelulares, crescem e vivem escondidas sob o solo, sob a casca do tronco de árvore ou sob a matéria orgânica, isto é, restos de seres vivos.
 cogumelo-de-chapéu, o micélio apresenta em seu "chapéu" muitas hifas férteis, produtoras de esporos - unidades relacionadas com a reprodução desses fungos.


      
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sábado, 19 de maio de 2012

Doença causada pelos fungos

                                                  Micose




   O pé do atleta  é uma micose causada por fungos do gênero Epidermphyton. Este fungo é um microorganismo capaz de, em condições ideais para se proliferar, causar infecções.
   Os fungos desenvolvem-se em todo o tipo de ambientes, porém mais ainda em lugares onde existe pouca ou nenhuma luz, bastante humidade e matéria orgânica morta.
   O pé do atleta  é uma infecção extremamente comum, que ataca mais homens do que mulheres, em geral adultos e é cientificamente chamado de Tinea pedis.
    Ele pode incidir na pele e nas unhas, na região dos pés, sendo mais acentuado entre os dedos dos pés e de tratamento mais prolongado quando atinge as unhas.




                                          http://reinofungi25.blogspot.com.br
 

sexta-feira, 18 de maio de 2012




Reino Fungi
Os fungos, também conhecidos como cogumelos, são organismos unicelulares ou pluricelulares, destituídos de pigmentos fotossintetizantes, dotados de parede celular.
Sua reprodução normalmente envolve a participação de esporos, como ocorre entre as plantas, mas armazenam glicogênio e apresentam nutrição heterótrofa, como os animais. Enquanto os animais são heterótrofos por ingestão, os fungos são heterótrofos por absorção. Pelas diferenças que apresentam tanto em relação aos vegetais como aos animais, modernamente os fungos são enquadrados num reino “somente deles": o Reino Fungi.
O ramo da Biologia que se encarrega do estudo das aproximadamente 10.000 espécies de fungos conhecidas chama-se Micologia. Na espécie humana são conhecidas diversas micoses, doenças causadas por fungos. Entre elas podemos considerar: o sapinho ou a candidíase, causada pelo fungo Cândido albicans; A frieira ou pé de atleta, provocada pelo fungo Tinea pedis; O blasto micose sul-americana, micose grave que pode ocasionar a morte por lesões na pele e em órgãos internos, como os pulmões; A dermatose ftiríase (do grego pityron = farelo), caracterizada pela produção de escamas epiteliais que se esfarelam.
Na fabricação do álcool e de bebidas alcoólicas, como o vinho e a cerveja, é fundamental a participação dos fungos do gênero Sacharomyces, que realizam fermentação alcoólica, convertendo açúcar em álcool etílico. Os fermentativos: álcool, bebidas, pães e bolos.
Esses fungos, conhecidos também como leveduras, são anaeróbicos facultativos, já que realizam respiração aeróbica em presença de gás oxigênio e fermentação na ausência desse gás. Por isso, na fabricação do vinho, por exemplo, evita-se o contato do suco de uva com o ar; assim, em vez de realizar a respiração aeróbica, o fungo processa a fermentação alcoólica, liberando álcool etílico e permitindo a obtenção do vinho.

Antibióticos e Queijos

Na indústria de antibióticos, os fungos também têm papel de destaque. Afinal, foi do Penicillium Notatum que Alexander Fleming, em 1929, extraiu a penicilina, antibiótico responsável pela salvação de milhares de vidas durante a Segunda Guerra Mundial.  Hoje, muitos outros antibióticos largamente aplicados são conseguidos a partir de culturas de fungos.
O gênero Penicillium, além de abranger espécies fornecedoras de penicilina, compreende outras que são indispensáveis na manufatura de queijos como o roquefort e o camembert.
Os liquens resultam da associação entre algas unicelulares (azuis ou verdes) e fungos (principalmente ascomicetos). Nessa interação, as algas constituem os elementos produtores, isto é, sintetizam matéria orgânica e fornecem para os fungos parte do alimento produzido; Estes, com suas hifas, envolvem e protegem as algas contra a desidratação, além de lhes fornecer água e sais minerais que retiram do substrato. Denomina-se mutualismo à interação biológica onde as duas espécies são beneficiadas, como as algas e os fungos que constituem o líquen.
Fonte: www.fag.edu.br                                                                          

Durante muito tempo os fungos foram considerados plantas, mas atualmente sabe-se que eles são tão diferentes das plantas como dos animais, merecendo, por isso, o seu próprio reino – Reino Fungi.
Os fungos são um importante grupo de organismos, conhecendo-se mais de 77000 espécies, a maioria das quais terrestres. Pensa-se que deverão existir tantas espécies de fungos como de plantas, mas a maioria não terá sido ainda descrita. A origem destes organismos não é bem conhecida, assumindo-se que existem ancestrais do tipo protista, embora atualmente estes não sejam reconhecíveis.
            Os fungos, tal como as bactérias, são os decompositores da biosfera, sendo a sua função tão primordial como a dos produtores. A decomposição liberta dióxido de carbono para a atmosfera, bem compostos azotados ao solo, onde podem ser novamente utilizados pelas plantas e, eventualmente, pelos animais. Estima-se que os 20 cm superiores do solo fértil contêm mais de 5 toneladas de fungos e bactérias, por hectare. Existem cerca de 500 espécies de fungos marinhos, onde realizam a mesma função que os seus congêneres terrestres.
Fonte: www.cei.santacruz.g12.br








quinta-feira, 17 de maio de 2012

REINO FUNGI


Reino Fungi

Os fungos são popularmente conhecidos por bolores, mofos, fermentos, levedos, orelhas-de-pau, trufas e cogumelos-de-chapéu (champignon). É um grupo bastante numeroso, formado por cerca de 200.000 espécies espalhadas por praticamente qualquer tipo de ambiente.



FONTE: www.sobiologia.com.br

quarta-feira, 16 de maio de 2012

FUNGOS


FUNGOS

*fungos são organismo eucarióticos, heterotróficos, uni ou multicelulares que se nutrem por absorção e têm o glicogênio como principal substância de reserva.os fungos vivem no solo, na água ou no corpo de outros seres como bolores, os cogumelos. as orelhas-de-pau e as leveduras, estas últimas também chamadas de levedos,ou fermentos.