quarta-feira, 6 de junho de 2012

FISIOLOGIA VEGETAL

FISIOLOGIA VEGETAL
























Conceito

A fisiologia vegetal estuda os fenômenos vitais que acontecem nas plantas. Estes fenômenos podem referir-se ao metabolismo vegetal; ao desenvolvimento vegetal; ao movimento vegetal ou a reprodução vegetal. Os fenômenos relativos constituem uma parte tão importante da fisiologia que forma uma disciplina independente: a genética.
  • soma de todos os processos e estruturas que contribuem para a vida de uma planta.
  • é interdisciplinar e avança rapidamente como ciência.
  • a relação entre estrutura e função é essencial.
  • as plantas são organismos dinâmicos.




Transporte Vegetal









O transporte nas plantas acontecem. Por que estrutura e complexidade do sistema de transporte de qualquer ser vivo depende do seu tamanho e da sua atividade, já nos seres unicelulares já existe um processo de transporte, através das correntes citoplasmáticas, mas a multicelularidade, afastou grande parte das células do meio, e só pode ser alcançada com o desenvolvimento de sistemas de transporte. As grandes plantas têm que transportar materiais a grandes distâncias mas, sendo sedentárias, não necessitam de sistemas particularmente rápidos. Nas plantas sem tecidos condutores especializados, o movimento de solutos e água é muito simples, usando a osmose e difusão, segundo os gradientes de concentração. Apesar disso, mesmo nas briófitas já existem células com algum grau de especialização no transporte de substâncias.


Absorção de água












A absorção da água se dá por difusão ativa, por causa do seu potencial químico, que normalmente é maior que o da célula. O potencial existente entre os vasos e o ambiente forma um gradiente, que permite a entrada e penetração da água, desde a raiz até os vasos. O funcionamento de uma planta depende das atividades de seus tecidos e de um fluxo de materiais, como água, minerais, gases e matérias orgânicas. Basicamente, a planta realiza então trocas gasosas e nutrição. A nutrição mineral é a absorção, principalmente pelas raízes, de água e minérios; já a orgânica é proveniente da ação da fotossíntese nas folhas, onde são consumidos os nutrientes minerais. Nas raízes, a absorção ocorre majoritariamente na zona pilífera, a região que possui pêlos radiculares. Esse pêlos são projeções microscópicas de células da epiderme da raiz e aumentam muito a área de superfície capaz de absorver.A absorção pela raiz pode ocorrer por dois caminhos. Em um deles, a água e os sais penetram pelos espaços intercelulares e avança sem penetrar as células. O outro caminho possível é por dentro das células, penetrando suas paredes e protoplastos. Porém, em um ponto, é obrigatória a passagem por dentro das células: na endoderme da raiz.Por transporte ativo, os sais são transferidos para o interior do xilema. A água é transportada por osmose. Assim, é formada a seiva bruta, que será transportada para as partes fotossintetizantes da planta,pois a água e os sais são matéria-prima da fotossíntese.


Trabalho Realizado pelos alunos: Laryssa, Eva Maria, Luzia Rosa, Wellington.e Izaías.



Muito Obrigado!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário